Entrada e saída da igreja: veja como seguir o protocolo

0

A organização do casamento nos deixa quase louca, não é mesmo? É tanta coisa para pensar que algum detalhe pode acabar ficando pra trás. Por isso hoje vamos falar sobre a entrada e a saída da igreja.

CORTEJO NA IGREJA

Os convidados da noiva ficam do lado esquerdo e os do noivo do lado direito. Depois que todos se acomodarem o noivo já pode entrar acompanhado pela sua mãe, seguindo a tradição, e esperar a noiva no altar. A mãe da noiva entra com o pai do noivo, que a deixa do lado esquerdo do altar e se posiciona ao lado direito do altar com a mãe do noivo.

CORTEJO NA IGREJA 5

Em seguida é a hora da entrada dos padrinhos, que seguem as mesmas orientações que os convidados. É comum eles entrarem intercalados, de modo que entra um casal de padrinhos da noiva e senta ao lado esquerdo do altar e depois um casal de padrinhos do noivo e senta ao lado direito do altar.

CORTEJO NA IGREJA 4

Alguns noivos têm muitas crianças na família e desejam incluí-las na cerimônia. Logo depois da entrada dos padrinhos vocês podem pedir para que algumas delas entrem segurando a famosa plaquinha “lá vem a noiva” para dar um ar de suspense aos convidados.

CORTEJO NA IGREJA 2

Agora chegou o momento mais esperado por todos: a entrada da noiva. Algumas igrejas têm o protocolo de fechar as portas, para que quando elas sejam abertas a noiva já esteja de braço dado com o seu pai (ou outra pessoa escolhida). A daminha e/ou pajem levam as alianças até o altar e podem ficar lá na frente com os padrinhos, por exemplo.

CORTEJO NA IGREJA 3

Quando a cerimônia termina os noivos, agora marido e mulher, saem de mãos dadas e logo atrás as daminhas e os pajens, os pais e por último os padrinhos.

É claro que algumas alterações podem ser feitas, mas aí estão algumas dicas para que o seu cortejo seja perfeito.

Solicitar Orçamento
Preencha o formulário com as informações solicitadas
×