Dama de honra e pajem deixam a sua festa de casamento muito mais graciosa. Você sabe quais são as etiquetas e os truques para fazerem as crianças seguirem o ritmo da festa? Veja algumas dicas para que você não se desgaste com essa escolha.
É bem comum ver crianças bem novinhas (entre 2 e 4 anos) sendo daminhas e pajens, mas é preciso ficar atento, afinal elas podem travar ou fazer o que “tiverem vontade”. Elas não conseguem controlar a euforia e a vergonha. Uma boa opção pode ser ensaiar um dia antes com os noivos. Isso pode trazer mais conforto e segurança para elas. Se a cerimonialista puder ensaiar alguns minutinhos antes também é bom.
Se o seu vestido de noiva for branco puríssimo, evite que o vestido da dama de honra seja off-white ou então vice versa. Quem estiver usando o off-white pode ficar com um aspecto de roupa suja, uma vez que as duas cores brigarão quando estiverem perto, como, por exemplo, nas fotos.
Quando as famílias têm muitas crianças fica até difícil escolher quem vai ser daminha e pajem. O melhor é escolher os pequenos que tem mais intimidade com vocês. Não existe um número certo ou um limite de dama de honra e pajem para um casamento, mas é importante que você tenha bom senso nessa hora.
Providencie algo para as crianças levarem no trajeto até o altar: ursinhos de pelúcia, mini buquezinhos, almofadinhas com as alianças… Dessa forma é possível que as mãos delas esbarrem em algum lugar. Se você optar pela almofadinha, lembre-se que os anéis que são levados são “fakes”. No momento certo o noivo deve tirar as alianças de uma caixinha.
Nada impede que vocês escolham adultos para ser dama de honra e pajem. O que importa é que essas pessoas são especiais para os noivos!