Muitas noivas ouvem falar em estilo, decoração e casamento vintage, mas poucas realmente sabem o significado deste termo. Inicialmente vintage era o termo que significa “ano em que foi feito um vinho” mas com o passar dos anos, a palavra vintage se incorporou no vocabulário da moda, decoração e entrou no mundo dos casamentos dando significado à tudo o que fosse pertencente a outra época e em 2012 este estilo que nunca sai de moda é tendência! Este é o estilo vintage: romântico, antigo, detalhista e cheio de personalidade.
Pode-se fazer um casamento inteiro em estilo vintage, com ares retrô: cores, decoração, vestido, estilo, fotos, convite, lembranças, comes e bebes, louça, música, estilo dos convidados ou então aplicar este estilo somente em alguns detalhes para enriquecer ainda mais sua cerimônia e recepção.
Uma boa dica para quem quer mergulhar neste universo é buscar referencias nos chamados anos dourados, as décadas dos “enta”: 50, 60, 70. Considerado uns dos estilos mais românticos para casamento, o vintage traz um ar de antiguidade, luxo, sofisticação, ousadia e até mesmo modernidade com o toque de delicadeza e feminilidade da mulher.
Os tons mais usados neste tipo de casamento são os pastéis: mas dá para usar muita cor: rosa, verde, azul, marrom, rosa antigo, nude, dourado e suas variações. Algumas cores fortes como roxo, azul, amarelo vivo e Pink podem ser incorporados para dar um contraste maior.
Para o vestido de noiva muita renda que pode estar presente também na decoração das mesas ou em cortinas, enfeites, entre outros. Nos detalhes: perolas, cristais, vidros, castiçais e peças antigas farão sucesso!
No estilo vintage, mais do que nunca o menos é mais: a simplicidade ganha um destaque enorme, fazendo do básico o essencial numa decoração assim. Deixe as extravagâncias de lado e aposte na delicadeza dos detalhes.