Seu casamento é único e a decoração também deve ser exclusiva, uma vez que é parte fundamental do casamento. É este elemento que dará personalidade, estilo e originalidade à cerimônia e à festa. Por isso, conforme Cecilia Mikos proprietaria da Arte em Flor, quando decidem que vão se casar, os noivos devem começar imediatamente a pesquisar e procurar o estilo, cores e modelos que mais combinam com eles e com o lugar onde será realizado o casamento e a recepção. “Além da qualidade e estética é preciso analisar o orçamento destinado à decoração. Para fechamento de contrato o ideal é de 1 ano à 6 meses antes do casamento”, diz.
De acordo com Cecília, a tendência é inovar: mesclar a tradição que a ocasião pede com toques de modernidade desde as peças escolhidas possam ser intercaladas em vários modelos e cores. Para noivas mais arrojadas e modernas o contraste de cores quentes nos arranjos sempre surpreende. As decorações de igrejas entretanto, na maioria ainda são com flores brancas e elementos clássicos. “O romantismo nunca cai de moda, e neste ano, tons rosados com marrom estão em voga”, comenta.
Para garantir espaço no mercado concorrido e exigente, os profissionais precisam estar atentos às novidades e apresentar diferenciais no atendimento. Os noivos querem exclusividade. Cecilia Mikos e sua irmã e sócia Sandra Mikos contam que para garantir a clientela satisfeita, além de um trabalho bem feito, é preciso gostar do que faz. “Amamos o que fazemos e isto se reflete em nossos serviços”, completa.
Além de serviço de qualidade, Evelin Meger, sócia-proprietária da Henrique Meger Decorações conta que as noivas buscam muitas referências, por isso é importante ter profissionais cada vez mais capacitados. “Aquilo que mais está sendo utilizado acaba sendo a opção mais procurada, como por exemplo, as peças douradas e acessórios em cristais neste momento”.
Ele concorda com Cecília em dizer que o romântico nunca sai de “moda”. “O próprio casamento remete a este tema, as rosas, as luminárias de vários estilos, os tons suaves e os que remetem a paixão, como o vermelho. Mas existem as arrojadas que buscam decorações contemporâneas, cores vibrantes e em misturas inusitadas como roxo e amarelo”, diz.
A Henrique Meger Decorações diz que o fundamental é que os profissionais trabalhem o gosto das noivas com o cuidado de não serem repetitivos. “Depois de conhecer o estilo e todos os detalhes que os noivos desejam, nosso designer floral desenvolve um meio para que a decoração aconteça rigorosamente como os noivos a imaginaram”, finaliza.