Elas simbolizam a união dos noivos, por isso, na cerimônia do casamento a entrada das alianças é um momento de grande importância. Para dar um toque especial a este momento, normalmente são convidados damas e pajens para levar as alianças até o altar.
Em uma cerimônia com a participação de crianças, o planejamento deve ser especial. Elas deixam o casamento mais suave, bonito e encantador, mas para que seja assim é preciso que haja disciplina, ensaio, dedicação e uma boa coordenação.
A dama de honra ou o pajem são sempre crianças ligadas aos noivos: pode ser um sobrinho, filho, afilhado ou outra criança querida pelo casal. A entrada da criança levando as alianças simboliza também a pureza da união matrimonial.
Hoje em dia, o cortejo das crianças até o altar pode ser feito de muitas maneiras diferentes, vai depender do tipo de casamento, estilo dos noivos, local da cerimônia entre outros. Além das alianças, as meninas podem entrar levando bonecas, noivinhas, flores, entre outros. Já os meninos, podem puxar um carrinho, carregar um skate ou levar uma pipa ao braço.
Esta variação dá mais sofisticação e personalidade à cerimônia, deixando este momento ainda mais marcante. No que diz respeito ao traje da daminha e do pajem, a diversidade também é presente, mas quem escolhe o figurino é a noiva.
Daminhas podem se vestir como ela, pequenas noivinhas ou com vestidos com cores correspondentes às da decoração. Algumas noivas optam por daminhas vestidas como bonequinhas, com aqueles vestidos característicos de crianças. Já os meninos podem usar um terninho no mesmo tom da roupa do noivo, ou até o mesmo traje.
Seja como for, lembre-se de que crianças são sempre crianças e por isso mesmo, imprevisíveis. Certifique-se de que a dama ou pajem tenha condições de desempenhar bem esta tarefa, já que é um dia único, você não via querer que nada saia errado.