O branco é uma cor que está em alta neste verão e no fim de ano, especialmente na virada do ano é uma das cores mais utilizadas, isso porque sugere pureza, harmonia, paz. Desde a antiguidade as noivas se casavam de branco justamente para demonstrar sua inocência, com o decorrer dos anos as cores mais fortes foram sendo inseridas. Mas em 1840, Vitória a rainha da Inglaterra usou um vestido branco e fez com que esta cor ficasse consagrada com a cor da noiva, voltando a dominar.
Em alguns casos, o noivo também escolhe casar de branco, justamente para reforçar a pureza da união do casal. Nas festas de casamentos o uso do branco é comum também na decoração por ser uma das cores mais neutras, podendo ser utilizado em combinação com outras cores ou sozinho. Algumas pessoas podem achar que o uso do branco deixa o local mais “apagado”, mas é justamente o contrário: o branco além de sofisticado também é chick e requintado.
Se a aposta no branco for como cor predominante, pode-se utilizar peças em prata ou dourado para compor o ambiente e mixar cores marfim, gelo e bege que não se destacam tanto, mas “quebra” a brancura.
A tradição de usar o branco na noite de réveillon vem de uma influência das tribos africanas que vieram para o Brasil durante o período da escravidão. Além do branco ser símbolo da paz e pureza, o uso de outras cores na noite da virada tem significados bem diferenciados:
Amarelo: cor do ouro, usado por quem quer trair dinheiro, riqueza, prosperidade
Vermelho: cor do amor, do sangue, da paixão
Azul: tranqüilidade e harmonia, usado por quem deseja a paz
Verde: natureza, liberdade
Rosa: feminilidade, beleza