Você já ouviu falar em ecowedding ou casamento eco-friendly? Esta é uma opção que os noivos têm de ter um casamento com uma abordagem ecologicamente correta, fazendo escolhas que não prejudiquem tanto o meio ambiente. Mas como? É só avaliar o comportamento das empresas na hora de contratar os serviços como decoração, buffet, foto e filmagem, convite, lembrancinhas entre outros.
Não pense que um casamento sustentável é baseado apenas em reciclagem. Muitas empresas têm procurado formas de se adaptar a este novo conceito, oferecendo produtos naturais, reaproveitáveis ou mais econômicos e esta economia toda, além de fazer bem para o meio ambiente, pode também sair mais em conta para os noivos. Veja alguns exemplos:
Convites e lembranças: você pode mandar fazer o convite do seu casamento em papel reciclável, Kraft ou ir além e utilizar um papel plantável. Já pensou no seu convite virando lindas plantinhas? É uma ideia muito fofa não é mesmo? Este tipo de papel contém sementinhas de ervas ou plantas campestres, além de ajudar a natureza dando um fim melhor ao seu convite que apenas o lixão, você ofereceria a seus convidados uma ideia inovadora, original e inesquecível. O uso de forminhas e caixinhas recicláveis para docinhos também são outras alternativas para servir ou entregar as lembrancinhas que podem também ser mudinhas de plantas.
Vestido: Mesmo o vestido da noiva pode ser ecologicamente correto. A noiva pode escolher modelos feitos a partir de tecidos naturais, como algodão orgânico. Uma opção ainda mais moderna seria o uso de vestido de noiva feito com tecido sustentável desenvolvido a partir da garrafa pet. Modelos feitos com plástico, lona, sacos de fruta e anéis de latinha, que se misturam a tecidos finos e pedrarias também já foram apresentados em feiras de noivas.
Fotos: Busque empresas de fotografia que trabalhem de forma consciente evitando o desperdício e uso de materiais poluentes. Em algumas os noivos podem optar por ter as fotos em I-Albuns (em ipads) ou em tablets, evitando o uso de papel. O uso de álbuns feitos com material reciclado e biodegradável também é uma opção.
Recepção: A escolha dos alimentos também pode ser mais consciente. Alguns buffets oferecem cardápios com alimentos orgânicos, que não contêm agrotóxicos e são cultivados por pequenos produtores. Escolher um local que faça uso de lixeiras recicláveis e tenha este compromisso com a natureza é outra maneira sustentável.
Decoração: Utilizar materiais recicláveis ou reutilizar peças e outros itens na decoração do casamento são formas bacanas de poupar o meio ambiente. Existem profissionais que conseguem, por exemplo, transformar uma garrafa pet em produtos tão lindos que nem parecem ser derivados de “lixo”. Na iluminação, o uso de lâmpadas de LED já é melhor do que as convencionais no quesito eco, mas os noivos podem também usar e abusar de velas recicladas que, para serem ainda mais ecologicamente corretas, podem ser feitas à base de cera de abelha, e não de parafina, derivada do petróleo.