O vinho está cada vez mais presente na mesa dos brasileiros. Uma reunião de amigos sempre tem um vinho no meio. E quando você harmoniza corretamente a bebida com o alimento, o sabor é indescritível. O importante é existir equilíbrio entre a bebida e a comida. A bebida ofuscar o prato, ou vice-versa, é um grande erro. Se a sua escolha for um prato encorpado, por exemplo, é importante que o vinho seja marcante, taninos fortes, para que um sabor não encubra o outro.
O Natal já está aí e logo os preparativos para a ceia começam. Se você pretende servir vinho no jantar, algumas dicas podem te ajudar bastante. Fique de olho!
Tinto
Cabernet Sauvignon: queijos fortes, carnes vermelhas e churrasco.
Merlot e Camenère: queijos suaves e fortes, carnes e churrasco, massas com molhos encorpados.
Pinot Noir: queijos suaves, salmão, atum, vitela, pizza.
Malbec e Tannat: carnes vermelhas e churrasco.
Branco
Sauvignon Blanc: molhos e cremes acompanhados de aperitivos, queijos suaves, comida asiática, frutos do mar, aves e massas com molhos suaves.
Chadornnay: queijos suaves, camarão, massas com molho suave, mariscos e aves.
Espumantes: peixes, aves, frutos do mar e sobremesas.
Essas dicas de harmonização foram de acordo com as uvas mais conhecidas. Antes de escolher a bebida, é importante conhecer a estrutura do prato (acidez, doçura, temperos, intensidade e aromas). Da mesma forma, também é necessário conhecer a intensidade dos vinhos para combiná-los, usando as características similares como parâmetro para escolher tanto o alimento, quanto o vinho.
Com essas dicas de harmonização, com certeza a sua ceia de Natal vai ter um sabor ainda mais intenso e especial.