A sustentabilidade é um dos assuntos que está em alta no momento. E se você gosta de estar por dentro desses temas, saiba que é possível incluí-los na sua festa de casamento. O verão chegou e com ele chegaram as biojoias, que une inovação, beleza e sustentabilidade.
Já decidiu qual joia usar no grande dia? Ainda não? As biojoias são joias e semi joias feitas com metais nobres, como o ouro e a prata e com elementos da natureza.
As biojoias também são conhecidas por ecojoias e utilizam uma grande variedade de matérias-primas: sementes de todos os tipos, folhas de árvores, couro, escamas de peixe, algodão, capim dourado, pedras brasileiras, entre outros. É tudo feito com muito capricho, ideal para usar no seu casamento.
Essas peças estão ligadas com a sustentabilidade, mas são diferentes do artesanato. Ao desenvolver as biojoias, é preciso tomar cuidado para preservar a semente intacta, sem risco de manchar ou geminar e também pensar no design. Além disso, a extração de todos os materiais deve ser feita sem impacto, de maneira sustentável e sempre visando a preservação ambiental.
As ecojoias são fáceis de combinar e tem o custo bastante próximo ao de uma semi joia. Com certeza vai ficar lindo com o seu modelo de noiva. Se você optar pelo capim dourado e por sementes naturais aposte em um look mais casual, com uma rasteirinha e roupas de algodão. As peças com ouro e pedras ficam lindas com qualquer tipo de visual. Já as biojoias mais trabalhadas e coloridas dão um toque original, chique, de personalidade e criatividade.
Conservar essas peças também é fácil, não se preocupe. Você pode guardá-las da mesma maneira que você guarda suas peças de ouro e prata. As sementes podem ser molhadas devido ao tratamento que recebem. Já as banhadas, evite o contato com a água do mar, pois gasta o banho da peça.
Viu como é fácil aliar a sustentabilidade com a sua festa de casamento e ainda ficar linda?