Uma das tarefas mais difíceis dos preparativos do casamento é fazer a lista de convidados. Depois de fechar a lista e escolher o modelo do convite, falta distribuí-los. Mas aí está a dúvida de muitos noivos: com quanto tempo de antecedência é preciso entregar os convites de casamento?
O ideal é que o convite seja entregue em mãos para cada convidado, cerca de um mês antes da cerimônia. Mas nós sabemos que nem sempre é possível entregar um a um, então é importante que você priorize os padrinhos, os familiares e os amigos mais próximos. Isso é importante, porque o casamento é um evento formal e a entrega feita pessoalmente demonstra que a presença do convidado é muito especial.
Caso você tenha convidados que são de outra cidade, os convites de casamento precisam ser enviados de dois a três meses antes. Essa antecedência é necessária para que eles consigam planejar a viagem. Nesse caso você pode enviar os convites de casamento pelo correio ou por um serviço de entrega. Esse serviço é uma entrega protocolada, ou seja, é uma maneira que possibilita que os noivos controlem de perto, evitando qualquer surpresa desagradável. Mas lembre-se de ligar para os convidados perguntando se eles receberam.
Por não conseguir entregar todos os convites pessoalmente, alguns convidados podem ficar um pouco ressentidos. Para desfazer qualquer má impressão, vocês podem usar o telefone ou o e-mail para avisar aos familiares e aos amigos que estão enviando os convites pelo correio ou por uma empresa.
Todos nós sabemos que os preparativos são muito corridos e que consomem muito tempo do casal. Mas é importante ressaltar que vocês devem se esforçar para entregar os convites de casamento em mãos, principalmente para quem é muito especial, como, por exemplo, avós e padrinhos.