Agora que você já está noiva é hora de pensar no grande dia. E para que esse sonho se torne realidade você vai precisar fazer muitas contas. Antes de começar a fazer pesquisas e a contratar os serviços é preciso determinar o orçamento inicial do casamento.
A primeira coisa que você deve pensar é no estilo da cerimônia e nos convidados. Sente com seu noivo e conversem sobre o assunto: vocês vão querer algo grandioso, com muitos convidados e aquela festa impactante e glamorosa? Ou vão preferir algo mais íntimo, apenas para os familiares e amigos mais próximos?
Outro item importante é saber quem vai pagar pelo casamento. Você e seu noivo vão pagar por tudo sozinhos? Seus sogros ou pais vão dar alguma contribuição ou até mesmo arcar com todas as despesas? Caso eles forem ajudar é importante que vocês os deixem informados sobre as decisões. Nesse caso, também pode acontecer de eles opinarem em alguns detalhes e até na lista de convidados.
Para você começar a ter uma ideia do que irá gastar, é importante que você saiba o que irá pesar mais no orçamento e quais são as suas prioridades. Você quer gastar a maior parte do dinheiro com o vestido que sempre sonhou, com o melhor fotógrafo e um álbum que irá arrancar suspiros, com um buffet requintado ou com uma banda/DJ que anime seus convidados até o amanhecer? Se você ainda não souber o que irá ter mais destaque, o melhor é dividir o orçamento aos poucos.
Comece a determinar o orçamento inicial, faça os cálculos com seu noivo (seus pais e sogros devem participar caso estejam dando alguma ajuda) e veja de início quanto podem gastar. Não coloque o valor todo logo de cara, vá aos poucos definindo as coisas mais importantes e vendo se devem, ou não, acrescentar mais ao orçamento. É importante que vocês deixem um dinheiro reservado para alguma emergência ou algo extra que pode surgir.
Nessa hora é muito importante que você tenha o auxílio de um profissional de assessoria e cerimonial ou então de alguma amiga que casou recentemente. Faça uma planilha de gastos logo que começarem as pesquisas, ajuda bastante a controlar as finanças.