A cerimônia é o momento mais solene de qualquer casamento. E quando o assunto é música, muitas dúvidas aparecem. Normalmente a execução é ao vivo e são escolhidas músicas para todo o cortejo de entrada (padrinhos, pais, noivo, damas e pajens e noiva), para a benção das alianças, assinaturas e para a saída dos recém-casados. Mas isso varia conforme a igreja e a religião.
Antes de definir o repertório, é importante consultar o celebrante sobre possíveis restrições. Visto isso, o próximo passo é escolher profissionais experientes, responsáveis e com equipamentos de qualidade para que nada estrague o grande momento. Os músicos devem chegar com antecedência ao local da cerimônia para montar todo o equipamento e acertar detalhes com o cerimonial. Apresentar um comportamento respeitoso e discreto é fundamental. Cerimônias ao ar livre requerem maiores cuidados, pois em ambientes abertos o som não reverbera como dentro de uma igreja, por exemplo. Fale sobre isso com seus músicos.
O terceiro passo é definir se as músicas serão clássicas ou populares. Caso a escolha seja por misturar os dois estilos, cuidado redobrado para uma peça não descaracterizar toda a celebração. Os instrumentos mais solicitados são teclado, violino, trompete/clarins e voz, mas isso pode variar conforme o estilo das músicas escolhidas ou o gosto pessoal dos noivos. Os quartetos de cordas também são perfeitos para a ocasião, pois unem sofisticação e versatilidade.
Outra dica fundamental é atentar para as músicas em língua estrangeira. Por mais que I still haven´t found what I´m looking for, do U2, seja a música do casal, não fica legal escolhê-la para o cortejo de saída. Escolha músicas emocionantes e com impacto para as entradas. Os momentos musicais durante a cerimônia devem ser executados de forma suave. Para a saída, nada melhor do que uma música alegre e festiva!
Sabia que é possível inovar mesmo dentro do tradicional? Vários compositores trabalharam nas tradicionais Ave Maria e Marcha Nupcial. Uma última dica: conte com a ajuda dos profissionais e escolha as músicas da cerimônia com antecedência, pois as possibilidades são muitíssimas e as dúvidas também! Boa sorte!