O bolo de casamento sempre teve grande destaque na festa. E durante os anos, este importante item veio mudando, se adaptando e se modernizando. Há mais de vinte anos, por exemplo, o bolo de casamento era aquele de formato colchão decorado com glacê no bico de pitanga.
A decoração era composta por nata, flores naturais, fitinha de coco ou fio de ovos. Era o bolo simples e gostoso. A tia podia fazer ou era encomendado na confeitaria. Aos poucos eles foram diminuindo e ganhando andares, mas continuavam decorados com glacê, porém para o acabamento ficar mais delicado era usado o glacê real.
Depois vieram os bolos colocados em suportes, um dos que mais fazia sucesso era o em formato S, havia aqueles decorados com escadas, pontes e fontes. Hoje temos os bolos cobertos e decorados com pasta americana.
A maioria das vezes o bolo é cênico e é servido aos convidados um bolo de Copa com uma cobertura mais gostosa que a pasta americana. Após os famosos cupcakes, a moda nos EUA e tendência aqui no Brasil são os bolos rústicos, desconstruídos ou também chamados de “sem cobertura”.
Estes bolos estão sendo usados em casamentos, aniversários e outras comemorações. São bolos modernos e mesmo não tendo cobertura exige uma apresentação bacana, feita por um profissional. Eu gosto desta tendência e acredito que a noiva que opta por este bolo em seu casamento tem personalidade.