Sabendo da importância e das infinitas opções de decorações que podemos criar, separei algumas que tem feito sucesso nos eventos atuais e servem de base para novas tendências. Contemporâneo, Romântico, Luxo e o Clássico que abordaremos nesta coluna.
Baseado nas decorações francesa e inglesa do século XVII e início do XVIII, o estilo clássico evidencia móveis entalhados, estofados em capitonê, tecidos sofisticados e peças com apelos imperiais.
Com distribuições pouco simétricas, todos os móveis se destacam devido a presença de muita madeira nos acabamentos, forçando assim o uso de cores mais suaves em itens que possuem grande volume visual. Então acabam se sobressaindo tons de fendi, pastéis e branco para os estofados maiores, e tons de dourado, marrom e prata para peças em ferro, almofadas e molduras.
A presença de lustres é essencial na decoração clássica, assim como castiçais e candelabros. Eles dão mais charme e sofisticação ao ambiente.
Se tratando de flores uma boa dica é contar com vasos grandes e volumosos, que conotem um ambiente de festa e não residencial. Contudo podemos dizer que se trata de uma decoração mais sobrea, formal e chique.
Na próxima coluna falaremos sobre o estilo Contemporâneo. Não deixe de acompanhar!