A música tem o poder de emocionar, encantar e transportar quem a ouve para um mundo de magia e sonhos. Por isso é fundamental escolher com carinho e muito cuidado quais serão as canções que vão fazer parte da trilha sonora do seu casamento, desde a cerimônia até a festa.
Principalmente para a cerimônia, a música ao vivo dá mais personalidade e vibração. São diversos músicos profissionais que você pode escolher pelo estilo, tipo de equipamentos e instrumentos que deseja entre outros. O que vale mesmo é o resultado final, por isso deve-se sempre buscar conhecer o trabalho do músico antes.
Nas cerimônias religiosas, o uso de instrumentos clássicos como órgãos, violinos, metais, dão mais emoção além de embelezar o evento. Alguns casais optam por músicos de orquestras ou corais. O resultado é sempre um show à parte.
Destaque os momentos
A música “ilustra” os momentos de mais destaque da cerimônia. Durante o andamento do casamento há várias ocasiões que pedem um fundo musical. Entre as principais estão a entrada dos pais e padrinhos que deve ser ao som de músicas mais serenas. A entrada do noivo pode ter uma canção mais forte, para deixar marcado o momento.
A tão esperada entrada da noiva é a que mais merece realce. Dá pra fazer um “anúncio” da entrada da noiva, ao som de clarins e em seguida a música escolhida, pode ser uma que conte a história do casal ou então a tradicional marcha nupcial.
A entrada dos pajens e daminhas também deve ser feita com um fundo musical. Neste momento as opções podem variar ainda mais, por se tratar geralmente de crianças a música pode ser mais alegre e descontraída, mas não deve fugir da harmonia do casamento.
Quando é feita a benção das alianças, o indicado é tocar uma música gospel, variando de acordo com a religião dos noivos, é um momento que remete a união à Deus, sendo também bastante marcante.
Depois de já celebrado o casamento, os noivos, agora como marido e mulher cumprimentam pais e padrinhos. A música é indispensável até mesmo para distrair os convidados, já que estas saudações sempre demoram um pouco mais.
A saída dos noivos e seqüencialmente dos convidados deve ser feita ao som de uma música marcante, que expresse alegria e celebração.
Curiosidade
Há quem ache a tradicional “Marcha Nupcial” ultrapassada, composta em 1842 está entre as obras mais conhecidas de Felix Mendelssohn e ainda é uma das canções mais tocadas na entrada da noiva em todo o mundo. A música foi composta para integrar a peça de William Shakespeare: Sonho de uma Noite de Verão, em 1842. Foi usada pela primeira vez no casamento de Dorothy Carew e Tom Daniel na Igreja de St Peter, Tiverton, Reino Unido, no dia 2 de junho de 1847.
Não era popular nos casamentos até ser selecionada por Victoria, A Princesa Real para o matrimônio dela com o Príncipe de Coroa de Prussia no dia 25 de janeiro de 1858 e a partir daí popularizou-se em todo o mundo.