Depois do pedido de casamento, uma das primeiras decisões do casal é escolher a data desse dia tão especial. Parece simples, mas escolher a época e a estação do ano em que deseja se casar pode influenciar em muitas decisões futuras, como, por exemplo, na decoração e nas flores do casamento.
A decoração é uma das primeiras coisas que começamos a pensar. Esse é um detalhe fundamental, que reflete a personalidade dos noivos e o estilo da festa. As fazer essas escolhas, pense na época do ano em que a festa vai acontecer. Cada um deles tem suas flores próprias e planejar a decoração com as flores da estação é muito vantajoso. Primeiro, porque, por serem as flores da estação, elas estarão abundantes e, consequentemente, mais baratas. Outra vantagem é que você vai ter a garantia de que essas flores vão estar mais bonitas no grande dia (uma flor que não seja daquela estação pode estar mais murcha).
Uma ótima opção para casamentos no outono (20 de março a 20 de junho) são: Angélica, Áster, Begônia, Gardênia, Margarida, Orquídea Cymbidium, Orquídea Cattleya, Tulipa, Petúnia, Cáspia, Azaléia e outras.
O clima frio do inverno (21 de junho a 21 de setembro) combina com ambientes fechados, velas e cores escuras e quentes. Algumas flores da estação são: Amor Perfeito, Azaleia, Flor de Cerejeira, Orquídea Chuva de Ouro, Tulipa, Gardênia, Verbena, Girassol, Rosa.
Na primavera, período que vai de 22 de setembro a 20 de dezembro, as decorações são mais floridas, coloridas e com muito verde. Algumas opções são: Callas, Fresia, Jasmim, Lavanda, Ranúnculo, Rosa, Girassol, Gypsophila (mosquitinho), entre outras.
O verão, estação mais quente do ano, vai de 21 de dezembro a 19 de março e geralmente traz decorações mais descontraídas, um mix de cores fortes e diversas flores: Agapanthus, Angélica, Camélia, Copo de Leite, Dália, Flor-do-campo, Hortência, Lisianthus, Orquídea Phalaennopsis, Rosa, Magnólia, Papoula, Gypsophila (mosquitinho).
Algumas espécies florescem o ano inteiro: Antúrio, Astromélia, Boca-de-leão, Cravo, Crisântemo, Gérbera, Lírio.
Não deixe de conversar com um profissional antes de escolher as flores do casamento. Cada flor tem sua característica particular, mesmo sendo de uma determinada estação. O lírio, por exemplo, não resiste bem ao sol ou a um mês bastante quente como fevereiro, apesar de ser uma flor típica do verão. Um especialista com certeza vai te ajudar a fazer as melhores escolhas.