Você vai a um casamento e de repente é tomado por toda aquela magia de cores, texturas e aromas. É isso que a decoração faz: envolve os convidados no clima e deixa tudo mais bonito. As flores, responsáveis por grande parte deste encantamento, nunca saem de moda.
Elas podem até variar de tamanho, cor, formato, espécie, dependendo do gosto de cada noiva, estilo do casamento e época do ano na qual foi realizado, mas elas estão sempre lá: lindas e perfumadas.
Porém, mais do que apenas enfeitar o local onde o casamento é realizado, as flores demonstram muito da personalidade da noiva. A escolha de cores, estilo e espécie, podem revelar romantismo, modernidade, e outros traços de originalidade.
Quando for escolher as flores que vão ornamentar a decoração do seu casamento, atente principalmente para a estação do ano. Quando estão fora de época, as flores não têm a mesma beleza e variedade. O preço também acaba ficando mais alto.
Buquê
As flores fazem parte inclusive do figurino da personagem principal do casamento: a noiva. O buquê de flores é um dos principais adereços da noiva. Tão importante quanto o vestido, o véu e até mesmo as alianças. Basicamente, os buquês são divididos em três modelos: os redondos são os mais comuns e universais, ficando bem para qualquer noiva. Os outros modelos não são indicados para as baixinhas porque encurtam o corpo, são eles: o cascata, em formato “v” e de braçada, que a noiva leva no braço e não na mão.
A escolha das flores e modelos do arranjo varia também de acordo com o clima, horário e personalidade de cada noiva. Para fazer uma boa escolha, harmonize seu buquê com o estilo do vestido e da decoração, mas lembre-se que ele deve se destacar!
Curiosidade
A tradição do buquê teve início na Grécia Antiga. Contudo, em vez de flores, as noivas carregavam ervas e alhos, que teriam o poder de atrair boas energias.
A flor certa para cada estação
Janeiro: antúrio, áster, boca de leão, cáspia, cravina, crisântemo, gérbera, lizianthus, orquídeas.
Fevereiro: áster, angélica, cáspia, crisântemo, gérbera, gladíolo, orquídeas.
Março: angélica, áster, cáspia, catléia, crisântemo, gérbera, margarida, orquídeas.
Abril: angélica, crisântemo, gérbera, gipsufila, gladíolo, strelitzia.
Maio: áster, cravina, cravo, crisântemo, cymbidium, gipsufila, gladíolo, rosa, strelitzia, tango, tulipa.
Junho: angélica, cymbidium, strelitzia, tulipa.
Julho: angélica, cymbidium, goivo, tulipa.
Agosto: copo-de-leite, girassol, goivo, íris, oncidium, tulipa.
Setembro: copo-de-leite, estátice, frésia, girassol, goivo, íris, oncidium, tulipa.
Outubro: agapanto, áster, copo-de-leite, dália, estátice, frésia, gladíolo, girassol, lírio branco, tango, tulipa.
Novembro: antúrio, áster, boca de leão, cáspia, copo-de-leite, crisâmtemo, dália, gérbera, gipsufila, girassol, lírio branco, lizianthus, rosa, tango.
Dezembro: antúrio, áster, boca de leão, cáspia, cravina, crisântemo, dália, gérbera, gipsufila, girassol, lírio branco, rosa, tango.
Significado das flores
Rosa: amor
Lírio: pureza
Orquídea: beleza
Gardênia: juventude
Cravo: distinção
Violeta: fidelidade
Margaridas Brancas: inocência
Copo de leite: paixão
Tulipa: felicidade
Girassol: brilho
Jasmin: ingenuidade
As mais caras: Orquídea, Tulipa, Copo-de-leite, Lírio, Gardênia, Hortência e Gérbera
As mais baratas: Crisântemo, Margarida, Girassol
As mais cheirosas: Jasmin, Lírio branco, Lavanda, Flor de laranjeira, Narciso.