Durante o preparo da festa do casamento, são muitos os detalhes que vão fazer toda diferença. Mas o tão vislumbrado bolo dos noivos deve e merece ter uma atenção extra já que é um dos itens gastronômicos principais desse evento. Cheio de tradições, o bolo é indispensável em qualquer tipo de festa e também insubstituível no casamento, já que é um clássico que marca a comemoração da união, atrai olhares dos convidados e marca o sabor do seu casamento.
Os bolos de casamento também conferem charme e beleza para a festa, devendo, portanto, estar em harmonia com todo o evento e de acordo com os outros itens da recepção. O bolo também pode e deve traduzir a personalidade dos noivos. Com um universo de possibilidades cada vez maior, conhecer a variedade de bolos de casamento oferecidas no mercado é uma forma de acertar na escolha.
Embora o bolo seja uma tradição no casamento, você não precisa ficar na mesmice, há sempre maneiras de inovar. Hoje em dia é comum encontrar verdadeiras obras de arte em forma de bolos, mas não adianta somente atentar para o modelo ou decoração do bolo. A quantidade certa, o recheio e cobertura devem ser verificados com cuidado para não errar e fazer do bolo, um sucesso a parte.
Tradicionais ou modernos?
O clássico bolo de casamento branco ainda está entre os favoritos entre as noivas por combinar com praticamente todos os tipos de festas e não “brigar” com a decoração. Mas personalizar é a palavra da vez. Esta tendência de deixar tudo mais peculiar pode também ser aplicada na hora de escolher o bolo. Mas há diferentes formas de fazer isso.
Há uma grande variedade de possibilidades. Os modelos variam de acordo com a empresa/confeiteira responsável pela arte de preparar esta delícia, a maior parte desses profissionais tem optado por inovar. O uso de materiais variados na decoração é uma possibilidade: laços, fitas de seda, frutas, pérolas entre outros. O formato também já fugiu do básico: além dos bolos com vários andares, àqueles com formas geométricas ou moldadas estão fazendo grande sucesso entre as noivas mais ousadas.
Que delícia!
Sabia que é possível passar sua própria receita de recheio, aquela que está na sua família há gerações, para dar um gostinho ainda mais pessoal ao bolo do seu casamento? Mas para quem prefere os sabores que não erram nunca, a dica é escolher recheios de coco, chocolate, doce de leite, frutas, geléias, leite condensado, que já são comuns ao paladar da maior parte dos convidados. Assim você agrada a todos.
Para definir o tamanho do bolo é preciso calcular a quantidade de convidados, saber quais serão os outros tipos de doces oferecidos na festa e observar o que consta no cardápio do Buffet. Todas essas informações fazem diferença. Dependendo do menu, os convidados estarão mais ou menos propensos a comerem o bolo. Faça sempre um pouquinho a mais, além garantir que não falte, seus convidados ainda poderão levar um pedacinho para casa se quiserem. É interessante providenciar recipientes próprios para isso.
Curiosidade
Depois de cortar o bolo, os noivos devem sempre ser os primeiros a experimentar, brindando posteriormente com champagnhe. Este é o momento romântico, no qual fica marcada a celebração da união, devendo ser o ponto alto da festa. Embora muitos casais não saibam, faz parte da tradição oferecer a primeira fatia à próxima pessoa que for casar. Dividir o bolo do casamento entre os familiares é uma maneira de compartilhar a alegria da união entre o casal e as famílias.
Tradição do bolo
O trigo é o ingrediente principal da massa do bolo e também simboliza prosperidade e fertilidade. Vem daí o costume de oferecer bolos em datas especiais, como uma maneira de desejar boas coisas a quem participa da festa. Na Grécia Antiga os convidados recebiam biscoitos feitos com a mistura de gergelim e mel, remetendo ao casamento que tem seus momentos doces e salgados.
Já a tradição romana conta que repartir um pedaço de pão sobre a cabeça da noiva era uma forma de desejar fertilidade e também simbolizava que ela seria abençoada com abundância em seu matrimônio. Mas foi no séc. XVII, na França que surgiram os bolos de casamento mais convencionais, parecidos com os que conhecemos hoje: com várias camadas, recheio elaborado, decorações diversificadas.