Elaborar uma lista de convidados implica em decisões importantes. Convidar o primo que vive em outra cidade, que nunca se viu ou a colega com quem se trabalha diariamente? Preparar a lista de convidados nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando é preciso tomar cuidado com o orçamento.
Vendo o “sufoco” de algumas de minhas noivinhas, resolvi escrever este artigo. “Como isso é difícil! O que eu faço?”, me perguntam as noivinhas! Realmente a lista de convidados, tem que ser bem planejada, caso contrário, o orçamento pode ultrapassar o planejado. Vamos a algumas dicas para essa tarefa difícil:
1) Antes de decidir onde realizar o casamento, programe-se com a quantidade de convidados, pois assim poderá escolher um local que comporte a quantidade de pessoas. Separe a lista por: Família, Amigos, Colegas de trabalho, Amigos dos pais, Amigos de faculdade…entre outros
2) Definir um orçamento: Faça planilhas e abra uma pasta com todos os serviços contratados. Hoje casar custa, e as vezes custa muito caro. Quanto maior o número de convidados, maiores serão os gastos.
3) Os dois juntos devem dividir a lista: coloquem todas as pessoas que desejarem, assim ficará mais fácil ir “eliminando” se for o caso. Melhor assim do que no final incluir uma quantidade significativa de pessoas, onde possa complicar o orçamento.
4) Falar NÃO é muito difícil, mas extremamente necessário. Por isso deixem bem claro as famílias de ambos que os seus convidados tem prioridade e não dá pra convidar todo mundo. Ainda mais aquelas pessoas que vocês nem vêem com tanta frequência.
Quem vai e quem não vai? Saiba fazer cortes. Se um amigo perguntar posso levar uma outra pessoa comigo, é necessário dizer “não”. É difícil, mas necessário. Explique que o local onde farão o evento comporta o número X de pessoas.
5) Grau de parentesco: Não há motivos para constrangimentos em chamar somente tios e não chamar os primos, caso estes sejam distantes.
Se você também está com dificuldades para fazer sua lista, leve em consideração chamar apenas as pessoas próximas que sabem o mínimo da história do casal. Pessoas com bom senso entenderão que nem todos puderam ser chamados devido ao seu orçamento. Algumas entenderão somente quando chegar a vez delas de preparar um evento, mas faz parte, não se preocupe.
6) Sobre o RSVP. É a abreviatura de Répondez S’il Vous Plaît, expressão francesa que ao pé da letra, significa “Responda se desejar” ou mesmo para o bom português “Responda, por favor”.
O RSVP é utilizado para solicitar a confirmação de presença dos convidados. Os dados do RSVP geralmente estão gravados ou anexados ao convite.
Em alguns eventos com um número limitado de entrada, caso a presença não seja confirmada através do RSVP, o convite torna-se inválido.
7) E para fechar, contrate um profissional para cuidar minuciosamente de seu casamento. Fazer uma confirmação de presença ativa ajuda e muito a mensurar a quantidade de convidados que estarão presentes. Sem contar que este profissional saberá quais os melhores fornecedores a contratar dentro do orçamento do casal.
E para nós assessores e cerimonialistas cabe todo o trabalho.