Planejar a cerimônia religiosa é bem diferente de organizar a recepção. Mas embora as duas ocasiões tenham suas diferenças, devem estar em harmonia, uma vez que fazem parte do mesmo evento: seu casamento. A festa é o momento esperado pelos noivos e convidados para celebrar a união e deve ser muito alegre e pra cima. Para garantir a diversão a escolha da banda que vai animar sua recepção é um item a ser escolhido com bastante critério.
O Guia da Noiva tem os melhores profissionais do mercado. Independente de qual seja sua escolha, fique atento àqueles músicos que priorizam suas vontades, estilo e escolhas. Você pode conversar com a banda e juntos montarem o repertório que mais tem a ver com o tipo do seu casamento. Nesta hora é preciso avaliar não somente o gosto dos noivos, mas também o estilo dos convidados, já que a festa é para todos. A banda deve ter experiência para conseguir auxiliares os noivos nessa hora, ajudando-os a escolher o repertório mais eclético possível dentro das características deles.
Uma dica que funciona bem é fazer uma conta simples, para calcular melhor como deve ser divido os estilos musicais. Basta ter o tempo de duração da festa e dividir pelo número de estilos musicais que devem ser tocados. O resultado vai ser quantidade de tempo determinado para cada estilo. Assim sua festa fica diversificada e todos vão ter tempo para aproveitar.
Quando for escolher as músicas, lembre-se dos casamentos que já freqüentou. Quais mais animaram os convidados? Quais estão entre as que são sempre tocadas? Músicas dos anos 60, 70 e 80 fazem um grande sucesso. São as chamadas disco e pop music. I Will survive, Macho Man, La Bamba, Betles, TIM Maia, são quase clássicas e animam a maioria, por serem de conhecimento popular.
A variedade de ritmos e estilo deve respeitar uma sequencia do mais tranqüilo para o mais agitado. Normalmente as bandas tocam primeiro aqueles ritmos dançados a dois, é o momento no qual os convidados mais velhos curtem bastante. Xote, forró, sertanejo, pagode entre outros. Depois começam as músicas para agitar: rock, pop, axé, funk… esta variedade vai depender do que for decido pelos noivos. Quem preferir pode também deixar o repertório a cargo da banda, afinal, com a experiência que têm, sabem direitinho quais os caminhos para acertar mais.
Banda ou DJ?
Escolher o tipo de animação é uma duvida comum. Seja banda ou DJ, o que vale é a animação. Vale lembrar que é a música que determina o ritmo da festa. Claro que vai depender do gosto dos noivos e orçamento disponível, mas sem dúvida, com banda ou DJ sua festa deve ser muito animada!
Um DJ por exemplo, algumas vezes sai mais barato que uma banda, podendo garantir também bastante diversão com o uso de efeitos visuais. Já a banda, algumas vezes com dançarinos, consegue levantar mais o astral dos convidados, por se tratar de uma comunicação mais direta.