Antecedência: Encomende os convites pelo menos quatro meses antes da data da cerimônia, e envie aos convidados no máximo seis semanas antes do casamento. Há a possibilidade de enviar um pré-convite online, por email , chamado Save the date, avisando antecipadamente para a data ser guardada. Outra opção é inovar neste convite prévio fazendo um vídeo.
O tom: Escolha a cor da festa, casamentos em igrejas têm características diferentes de cerimônias em locais abertos, assim como salões alternativos também. Da mesma forma é o seu convite; faça com que o tom da cerimônia comece por ele.
Selecione um fornecedor de qualidade: Tenha certeza de que a agência ou o profissional que vai criar o seu convite de casamento tem experiência nesse ramo, ateste a qualidade do seu trabalho e questione sobre as possibilidades. Um bom fornecedor deve oferecer variedade e expertise tanto nos formatos mais tradicionais quanto nas novidades e opções alternativas.
Escolha as palavras: Se você ainda não tem texto, há sites que podem ajudar nesse sentido, mas a autenticidade é sempre indicada. Aquele livro favorito de poemas pode dar excelentes idéias nesse sentido. Se o seu convite for algo inovador, o texto contido nele não deve ser algo muito tradicional para não fugir dessa proposta.
Veja como escolher a frase do seu convite de casamento aqui
Conheça as alternativas: Há várias formas de se produzir convites de casamento. O papel também é importante! Fique por dentro de detalhes como gramatura, texturas e cortes diferenciados. Há convites com grafia em baixo-relevo, que costuma ser a mais formal e cara. Também há o hotstamp, criando uma superfície de aparência metálica ao invés da tinta tradicional. As técnicas e formatos impressos estão sempre se renovando, por isso escolha bem e procure por todas as alternativas disponíveis no mercado.
Defina o numero de convidados: Tenha os números em mãos, calcule com bastante antecedência o número de convidados, e peça cerca de 20 extras para o caso de alguma emergência. Consulte também sobre um pacote que inclua envelopes cartões de agradecimento, chá de panelas e outros que forem necessários, o que pode reduzir bastante os custos.