Ao elaborar o cardápio para um evento é interessante que a noiva possa contar com o auxílio de um cerimonial também neste item. Ele poderá orientá-la a levar em consideração alguns detalhes importantes como o numero de convidados e o perfil deles.
Respeite a faixa etária, o horário que iniciará o serviço de alimentação na festa e a estação do ano. O que você escolher para ser servido tem que atender ao paladar da maioria. É interessante combinar o cardápio com o tema ou estilo da festa, mas sempre tenha alternativas de outros pratos. As bebidas que devem harmonizar com a comida, não se esqueça da água e de que bebida quente sempre é lembrada como ponto negativo.
Festas requintadas merecem um cardápio elaborado à altura. Festas mais em conta, um cardápio mais simples, porém bem pensado. No entanto, trabalhar com menos é sempre um desafio. Determine o cardápio baseado também no perfil dos convidados: mulheres em geral gostam de pratos bem elaborados, já para homens não pode faltar uma ótima carne e quando a festa tem muitos adolescente ou crianças, lembre-se de que verduras e saladas não é a preferência, escolha algo simples para eles.
Respeite também pessoas com restrições religiosas, como adventistas que não comem carne de porco. Alguns convidados são idosos e não podem comer determinados alimentos assim como os diabéticos. Lembre-se que algumas comidas são difíceis de comer, como peixes com espinhos e frango com ossos.
Deve-se analisar o equilíbrio e texturas dos alimentos, se o que foi escolhido é tudo muito seco ou cremoso. Fazer a degustação antes do evento, na contratação do buffet é uma boa dica. Uma regra geral que eu considero a “mais” importante para não errar quando escolher um cardápio é: NUNCA testar receitas em dia de festa! Mesmo se esta festa é na sua casa. Boa sorte!