Convites e lembranças

Lista de convidados: como cortar

O casamento é um momento especial e único, por esse motivo, quando os noivos iniciam os preparativos eles estão em clima de alegria, de generosidade, de amor. Mas o tempo começa a fechar quando chega a hora de cortar a lista de convidados para encaixá-la aos planos e ao orçamento do casal.

Decidir quem fica e quem sai da lista é bastante complicado, ainda mais quando se tratam dos amigos dos seus pais. É importante lembrar que nos dias de hoje, com todas as redes sociais todo mundo fica sabendo de tudo.

Mas não se preocupe, pra tudo tem um jeito. Você pode fazer algumas escolhas que não a deixarão em uma situação desconfortável, afinal, somente quem nunca teve que fazer uma lista pode vir a se aborrecer com o fato de ter ficado de fora.

Leia também: A lista de convidados – por Vanessa Kirchner

Você pode dividir os convites em família: 50% dos convidados são dos noivos e 25% para cada casal de pais. Essa proporção pode ser flexível, principalmente porque quem banca o casamento hoje, na maioria das vezes, são os noivos.

Para especialistas, tudo que é feito com transparência e honestidade em família não tem como dar errado. A receita de uma boa lista é simples: família, padrinhos e melhores amigos. Quando se tem ambiente e orçamento limitados e você abre exceções para certos convidados, você acaba abrindo espaço para que questionem o seu critério de escolha.

A sua lista pode ter uma margem de 20% a 30% de convidados além do limite, já que essa é a porcentagem padrão de pessoas que faltam em casamentos. É aconselhável fechar todos os contratos pensando em 2/3 do total de convidados. Mas tome cuidado, pois essa margem é uma tentação para estourar a lista. Lembre-se que em festas lotadas, seus convidados não são tão bem servidos.

Para ajudar na hora do corte, vocês podem classificar os convidados em indispensáveis e desejáveis. Os parentes que moram em outra cidade não demandam muita preocupação, já que só comparecerão aqueles que são realmente próximos a vocês.

E lembre-se, vocês não são obrigados a convidar ninguém que não queiram. Mas, se por acaso você se esquecer de alguém importante, planeje um delicado pedido de desculpas.

 

 

Compartilhe!

Solicitar Orçamento

×