O casamento é cercado por tradições, crendices, misticismos que mesmo sem ter conhecimento de onde e/ou porque surgiram, a maioria dos noivos insiste em segui-las. Isso por que eles se empenham em fazer tudo o que puder ser feito para que a união seja feliz e duradoura.
Para que você continue dando os passos certos em direção ao casamento, iremos mostrar alguns significados e porquês de algumas atitudes já adotadas pelos noivos em todo mundo:
Carregar a noiva: Esta cena não foi baseada no romantismo. A ideia original de o noivo carregar a noiva ao entrar em casa é para dar sorte. Isso porque se a noiva caísse ou entrasse pisando com o pé esquerdo, eles teriam azar na vida a dois. Ao levá-la no colo, o noivo teria garantias de que nada sairia errado.
Buquê da noiva: o uso do buquê surgiu na Grécia, mas inicialmente não era apenas um adereço e sim um amuleto com o intuito de proteger a noiva contra mal olhado e maus espíritos. Além das flores os buquês tinham alho e ervas. Dá para adaptar o seu e inserir um galhinho de arruda, só pra garantir!
Aliança: Desde os tempos bíblicos a aliança é vista como um vínculo eterno, mas só passou a ser usada em casamentos em Roma, passando a simbolizar também a fidelidade, comprometimento e vida compartilhada. A aliança de casamento é de ouro, metal mais nobre que existe, para simbolizar a nobreza e valor deste comprometimento.
Vestido branco: a cor do vestido de noiva é muito ligada às tradições, variando de acordo com o costume local. Mas depois que a Rainha Vitória ao se casar com o Príncipe Albert, no século XIX usou branco que a moda foi difundida e passou a ser copiada. Ao longo do tempo o vestido branco foi tomando significado de pureza e virgindade da noiva.
Véu: o véu desde a antiguidade simboliza a divisão de etapas e no casamento também tinha este intuito de ser um marco na passagem da vida de solteira para casada, além disso o véu era usado inicialmente para cobrir o rosto da noiva, uma forma de protegê-la da cobiça dos homens e inveja das mulheres.
Grinalda: A grinalda antes não era apenas mais uma opção de adereço para a noiva, mas simbolizava status e riqueza, colocando a noiva em posição de destaque entre os convidados.
Arroz: símbolo de fartura na China, o arroz era jogado nos noivos como forma de desejar uma vida abençoada, fértil e abundante.
Bolo: Outro símbolo de fertilidade, original da Roma Antiga, a tradição era de partir um pedaço de pão sobre a cabeça da noiva para desejar fertilidade. Hoje o bolo da noiva é dividido entre os convidados também como símbolo de compartilhar a felicidade que o casal vive no momento. Os convidados faziam um pedido antes de experimentá-lo.