Os casamentos são cheios de tradições para dar sorte: jogar arroz na saída da igreja e entrar em casa com a noiva no colo são algumas bem conhecidas. Uma outra tradição muito interessante teve origem na Inglaterra, na época vitoriana. Originalmente a frase é: “something old, something new, something borrowed, something blue”. E em português significa algo novo, algo velho, algo emprestado e algo azul.
Essa antiga tradição diz que a noiva deve levar no dia do seu casamento something old, something new, something borrowed, something blue. A partir desse ditado surgiu a tradição de as noivas usarem uma peça azul no grande dia. Dizem que esse item servia para “cortar a inveja” das moças solteiras.
Algo velho: é referente às relações familiares da noiva e à sua vida antes do casamento. É comum as noivas usarem uma joia de família, o vestido ou o véu que foi da sua mãe/ avó.
Algo novo: representa sorte e sucesso para a noiva na sua nova vida. Pode ser o vestido de noiva, o sapato ou a lingerie, por exemplo.
Algo emprestado: é importante que a peça emprestada seja de uma mulher que seja feliz no casamento. Essa peça tem o objetivo de trazer felicidade ao novo casal.
Algo azul: a “coisa azul” foi originada nos tempos bíblicos, quando essa cor significava pureza e fidelidade. Antigamente usava-se uma roupa inteira azul, mas com o tempo essa tradição evoluiu para uma faixa azul amarrada na cintura. Hoje se pode usar o acessório que quiser, como, por exemplo, a lingerie, um brinco, o sapato ou algum outro detalhe.
Você já conhecia essa tradição? E o que vai usar para seguir o ditado: something old, something new, something borrowed, something blue?