Notícias

Zika vírus: tudo o que você precisa saber

Todos nós estamos muito preocupados com o surto de dengue, do Zika Vírus e da Febre Chikungunya que se alastrou pelo país. Mas se você é gestante ou está tentando engravidar, a preocupação é ainda maior. O Ministério da Saúde informou que foram identificados 1,5 milhão de casos de dengue no Brasil de janeiro até novembro de 2015. Isso significa um aumento de 176% em comparação com o mesmo período de 2014.

ZIKA VIRUS 3

Você sabe quais são os sintomas do Zika Vírus? Eles são mais fracos que os da dengue e tendem a desaparecer de 4 a 7 dias, mas mesmo assim é o melhor a se fazer é procurar um médico. Fique de olho nos sintomas:

– Febre entre 37,8°C e 38,5°C;

– Dor nas articulações, principalmente das mãos e pés;

– Dor nos músculos do corpo;

– Dor de cabeça, que se localiza principalmente atrás dos olhos;

– Conjuntivite;

– Hipersensibilidade nos olhos e maior sensibilidade à luz do dia;

– Manchas vermelhas na pele, que iniciam na face e que podem se espalhar pelo corpo (podem ser confundidas com sarampo);

– Cansaço físico e mental.

Como se prevenir?

Isso todo mundo já está cansada de saber, mas não custa reforçar que é necessário eliminar qualquer recipiente com água parada em nossas casas e quintais. Lembre-se que o mosquito se reproduz em água limpa e parada e prefere um ambiente mal tampado, por isso fique atenta a ralos, caixas d’água mal fechadas, pneus e poças.

ZIKA VIRUS

Se você mora em uma região que está com infestação, além desse cuidado com a limpeza também é preciso usar repelente. Se você é gestante o cuidado precisa ser ainda maior: use roupas com manga comprida, calças e meias.

Zika Vírus na gestação

Apesar do vírus não ser contagioso, algumas pesquisas revelaram que é possível transmitir a doença através do sêmen, do leite materno e durante a gestação. Nestes casos a doença pode evoluir para Microcefalia ou a síndrome de Guillain-Barré.

Microcefalia

A microcefalia é uma doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade. Isso prejudica o seu desenvolvimento mental, porque os ossos da cabeça, que no nascimento estão separadas, se unem muito cedo, impedindo o crescimento do cérebro e o desenvolvimento de suas capacidades.

Acredita-se que a microcefalia possa acontecer devido a uma alteração no sistema imune que faz com que o vírus possa atravessar a placenta e chegar até o bebê causando má formação cerebral.

Por isso, as grávidas que tiveram Zika no início ou no fim da gravidez, podem ter bebês com microcefalia. No entanto, nem todas as grávidas precisam se preocupar porque nem todas as que tiveram Zika durante a gravidez terão bebês com microcefalia, já que esta é uma situação rara. As maiores chances de o bebê ter microcefalia ocorrem nas gestantes que já tiveram dengue alguma vez e que tiveram Zika no primeiro ou no último trimestre de gestação.

Além disso, se a mulher já teve Zika quando não estava grávida não existe a possibilidade de o bebê ter microcefalia se ela engravidar depois dos sintomas estarem controlados.

O diagnóstico da microcefalia pode ser feito durante a gestação através do exame de ultrassom morfológico, mas também pode ser feito depois do nascimento do bebê, através da medição do tamanho da cabeça da criança. Outros exames como ressonância e tomografia podem ser realizados para indicar o grau de comprometimento cerebral e suas possíveis consequências.

ZIKA VIRUS 4

Síndrome de Guillain-Barré

A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença neurológica grave caracterizada pela inflamação dos nervos e fraqueza muscular, que em alguns casos pode ser fatal. Geralmente ela é diagnosticada após algumas semanas de uma infecção viral como dengue ou Zika Vírus, por exemplo.

 

Compartilhe!

Solicitar Orçamento

×